Imagem de Sant'Ana Mestra, indicada pela presença do livro - o domínio da escrita auxiliava o domínio político, econômico e cultural de Portugal sobre o Brasil.
Sant'Ana Mestra
Imagem em madeira com encarnação, estofamento e douração completos.
As duas imagens foram revestidas por uma carnação de tonalidade bege claro, olhos e sobrancelhas destacados em preto e bocas vermelhas.
Autoria: Desconhecida
Época: Século XX
Origem: Brasil
Dimensões: 28 cm x 22 cm x [?]
Material e técnica: Madeira esculpida e policromada
Registro: 92.1.24


O panejamento de Sant'Ana é composto de um pequeno véu, com estofamento duplo, internamente ele se apresenta com a coloração branca e no exterior repete a mesma coloração acrescida de uma borda lisa, pintada em uma tonalidade de lembra um dourado, cobrindo parcialmente seus cabelos, imprimindo um discreto movimento a parte superior da figura.
A imagem de Maria se apresenta de maneira bastante esquemática, posicionada no lado esquerdo de sua mãe, como regularmente é disposta, seguindo regras da iconografia religiosa para o cristianismo.
Tem uma túnica branca de mangas longas e estamparia igual ao das vestes de Sant'Ana, com discretas ondulações, principalmente na parte inferior do corpo.


Sua base é simples, em madeira, de formato octogonal, com estofamento em tons diferentes de azul que indicam a utilização de técnica de efeito marmorizado, muito utilizado na imaginária religiosa brasileira, para lhes conferir uma ideia de elegância e sofisticação que o uso do mármore imprime.