banner-gerações.jpg

Entre gerações

Senhora Doce e Clemente,
Mãe da graça e do perdão
Abrigai-nos docemente,
Dentro em vosso coração!


Hino de Sant'Ana

Dos primeiros sesmeiros que adentraram os sertões do Seridó, para ali plantarem seus currais de gados e erguerem suas casas de moradas, até os dias atuais, um aspecto se destaca como um traço de identidade cultural e de unidade de pertencimento: a presença do culto a Sant'Ana e a fé inquestionável em seus descendentes, a Virgem Maria e seu Filho Jesus.

 

O sagrado caminhava junto aos plantadores de currais, alargando suas fronteiras, fincando sua permanência nos novos espaços sertanejos que se consolidavam. As famílias se multiplicaram, as imagens e as devoções encontraram seus lugares e ali ergueram seus cultos, construíram sua fé, por gerações e gerações. 

N. Sra. do Rosário

Maria, única e várias! Aqui encontramos a representação de Nossa Senhora do Rosário, sobre nuvens com querubins, símbolos de seu Reino, esculpida em gesso policromado.

Capa card - N. Sra. do Rosário.png

Imaculada Conceição

A Imaculada Conceição, esculpida em madeira, representa o dogma da virgindade de Maria, reforçada pela pureza que o azul traz. O dourado lembra seu Reino, o vermelho simboliza o sangue de Cristo derramado.

Capa card - Imaculada Conceição.png

Menino Jesus

A imagem representa Jesus menino, e faz parte de uma escultura de seu pai, José. Os danos físicos e a incompletude da imagem nos fazem imaginar que representam o momento de fé dos seridoenses, que, mesmo na adversidade, persistem.

Capa card - Menino Jesus.png
Devoção à
Sant'Ana
Capa card - Sant'Ana Primitiva.png
Capa card isolamento.png
Devoções em isolamento