banner-isolamento.jpg

Devoções em Isolamento

Vossos filhos desta terra
Vos suplicam que sejais
O seu refúgio na guerra
E sua alegria na paz.


Hino de Sant'Ana

No princípio, as devoções eram praticadas em isolamento dado que havia grandes distâncias que separavam as famílias sertanejas. Isoladas em seus lares, elas buscavam transformar algum lugar do espaço doméstico em altar, transferindo para a intimidade o exercício e as práticas religiosas. Cada casa era um templo também.

 

Hoje, com a instalação das medidas protocolares exigidas pelos órgãos da saúde, estamos, tal qual nossos antepassados, bisavós e avós, isolados nas cidades, no campo, em todos os espaços de sociabilidade.

 

De novo, os fiéis vão fazer de cada casa uma catedral para comemorar a Festa de Sant'Ana, transformando as mesas em altares para que o sagrado possa estar junto de cada família, unindo as gerações, transpondo as dificuldades do aparato tecnológico, com o intuito de solicitar a Sant'Ana, a Maria e a Jesus a proteção divina, o refúgio na guerra contra a pandemia, a fim de que, no futuro breve possam desfrutar a alegria de voltar a entrar na Casa de Sant'Ana, casa do fiéis seridoenses.

Fundo faixa.jpg
Lívia Nobre de Oliveira- arquiteta.png

Lívia Nobre de Oliveira

Sant'Ana é a figura de avó, que eu posso depositar um carinho, que eu posso senti-la  próxima a mim, a figura que me conecta com Caicó de uma forma imediata e com as tradições.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/4
Fundo faixa.jpg
Augusto de França Mais- advogado.png

Augusto França Maia

Nossa devoção por Jesus Cristo, ela passa pela figura de Sant'Ana, que é avó de Jesus e nossa intercessora nos céus. O sentimento que eu tenho de Sant'Ana na minha vida é de uma grande intercessora e caridosa. Sou filho de Caicó e neto de Sant'Ana.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10
Fundo faixa.jpg
Pedro Victor.jpg

 Pedro Victor Freitas Silva

Sant'Ana é minha  figura singela, doce de avó! Forte que  abençoa a todos e principalmente os caicoenses. Com Sant'Ana, avó de Jesus, me sinto acolhido e protegido.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/16

Marque sua presença

Registre aqui sua passagem pela expovirtual Devoções do Seridó: A fé em tempos de isolamento.

Entre gerações
Capa card - Menino Jesus.png
IMG_1628.jpg
Quiz devoções