Agradecimentos

A presente exposição virtual é a segunda iniciativa do Museu do Seridó em se fazer presente e em diálogo com a comunidade. A Festa de Sant'Ana de Caicó, no Rio Grande do Norte, é uma celebração reconhecida como patrimônio imaterial de nosso país, e temos a oportunidade de fazer uma ponte importante com a sociedade, a partir de seus festejos, refletindo sobre o nosso presente. Esta é a missão de um museu universitário, trazer para a reflexão questões do presente e, assim, interpretar nosso passado e nossas atuais demandas sociais. Esta construção coletiva contou com o apoio de profissionais da UFRN, de diversos campi, que entenderam a importância da exposição virtual acontecer em um cenário tão sensível de nossa existência, que é o isolamento social em tempos de pandemia do Covid-19. 

 

E, este ano, ampliamos nossas parcerias, o que está refletido na constituição do site, em suas possibilidades de leitura em outros idiomas e com maior trabalho gráfico e de design. Nossos agradecimentos ao serviço de tradução, nas pessoas de Luiz Fernando Lunardello Casado, da @nerdenglish.

 

Nossos agradecimentos irão à toda a equipe envolvida neste projeto. Sem cada profissional, cada bolsista da universidade, jamais poderíamos sonhar com este resultado. E teríamos muitas limitações, se não fosse o apoio do nosso Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), na pessoa da diretora Sandra Kelly de Araújo, e da PROEX-UFRN. Com eles, fomos além. Devemos seguir em agradecimento ao Museu Câmara Cascudo, representado pelo museólogo Gildo dos Santos, cujo trabalho foi essencial neste projeto.

 

E também ao departamento de História (CCHLA - campus Natal), através da competente curadoria da professora doutora Maria da Conceição Guilherme Coelho.​

 

A exposição virtual do Museu do Seridó teve, uma vez mais, a parceria da comunidade, representada pela Referência Comunicação, que subsidiou o trabalho de captura das imagens e vídeos das peças desta mostra, bem como nossos narradores, Pedro e Augusto, e narradora, Lívia, e a Diocese de Caicó, que nos possibilitou o acesso à escultura de Sant’Ana, além do Fórum de Turismo Religioso, o evento que nos acolheu em sua programação. A todos os  nossos agradecimentos!

Ficha Técnica

Realização:

Museu do Seridó

 

Direção do MDS:

Vanessa Spinosa

Vice direção:

Christianne Medeiros Cavalcante

Museólogo:

Gildo José dos Santos Júnior

 

Curadoria e Pesquisa:

Maria da Conceição Guilherme Coelho

Tiago Tavares e Silva

Apoio Técnico:

Nathália de Lucena Freitas

 

Roteiro e concepção:

Maria da Conceição Guilherme Coelho

Tiago Tavares e Silva

Vanessa Spinosa

 

 

Fotografia:

Breno Soares da Costa

Jefferson Pereira Dutra

 

Ação Educativa:

Eduardo Cristiano Hass da Silva
Isabele de Araújo Marcelino

Laise Vitória de Figueredo Souza

 

Projeto Gráfico e Produção de Site:

Emanuel Vítor da Cruz Firmino

Jonathan Weslley Lima de Medeiros

Cíntia Campos de Queiroz

Sara Lídia de Carvalho


 

Tradução (Inglês) e Revisão (Português):

NerdEnglish Consultoria Linguística

Diagramação de projeto gráfico:
Paulo Vítor de Medeiros Brito

Referências

COELHO, Maria da Conceição Guilherme. Avó, Mãe, Filho: devoções passadas de geração a geração. Texto curatorial da exposição virtual Devoções do Seridó. Caicó: Museu do Seridó/Ceres/UFRN, 2019.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BETTO, Frei. Um Deus muito humano: um novo olhar sobre Jesus. São Paulo: Fontanar, 2015.

 

BÍBLIA SAGRADA. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008

 

COHN, Norman. Cosmos, caos e o mundo e o mundo que virá: as origens das crenças no Apocalipse. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

 

SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, mestra e guia: uma análise da iconografia de Santa’Anna. Topoi: Rio de Janeiro, dezembro 2002.