banner-guia-fundo.jpg

Sant 'Ana
Guia

Capa card - Sant'Ana Guia.png

Representação de Sant'Ana Guia, que conduz Maria para seu grande papel de mãe do Cristo. A pequena e assimétrica imagem era do tipo de adornamento doméstico, hábito que hoje ganha nova força.

Sant'Ana Guia

A imagem de Sant'Ana possui uma distribuição corpórea assimétrica, o rosto guarda uma pequena desproporção em relação às dimensões do corpo em toda sua extensão, sendo a distribuição do volume bastante longilínea.

 

O conjunto oferece uma percepção de rigidez e seriedade, que é comum em suas representações.

Autoria: Luzia Dantas
Época: Século XX
Origem: Brasil
Dimensões: Desconhecidas
Material e técnica: Madeira esculpida
Registro: 92.1.17

Guia 1.png
Guia 4.png

Tem um manto que lhe cobre a cabeça, deixando entrever nas laterais mechas dos cabelos levemente ondulados, e se prolonga pelas costas e é preso ao corpo pela pressão do braço direito, que se tenciona para dar a ideia da dobradura, a partir deste detalhe no planejamento, proporcionando uma noção de movimento, pois ele se desprende do corpo, como se esse corpo estivesse em locomoção contrária ao vento que sopra e o ergue para, depois, voltar a enlaçar seu tronco.

A imagem de Maria, também denominada de Nossa Senhora Menina, posicionada a esquerda de Sant'Ana, como é tradição para este conjunto iconográfico. 

 

Igual a Sant'Ana, ela veste uma túnica, com a mesma modelagem, porém com poucos movimentos, longos sulcos longitudinais e um pequeno drapeado no entorno da cintura, que lhe confere um pouco mais de dinamismo.

Guia 2.png
Guia 3.png

O rosto tem um semblante de discreto sorriso e delicadeza, na mão esquerda segura o livro, que é o principal atributo de Sant'Ana, de forma bastante firme, envolta numa estrutura que se assemelha ou reporta uma pétala de rosa.

Sant'Ana
Primitiva

Sant'Ana
Mestra

Saiba mais