• Foto do escritorMuseu do Seridó UFRN

Museu do Seridó realiza exposição “ Irmandades Negras: substantivo feminino”

O Museu do Seridó (MDS), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), localizado em Caicó/RN, e à Rede Universitária de Museus da UFRN (RUMUS), realizará do dia 27 de novembro a 20 de dezembro de 2023 a exposição Irmandades Negras: substantivo feminino, na Salão Nobre da Antiga Prefeitura, no centro de Caicó/RN.

O projeto é fruto de uma ação conjunta entre os Museus do Seridó e Câmara Cascudo(MCC) e tem como objetivo contribuir com as reflexões do legado cultural que é a Irmandade dos Negros do Rosário no Seridó. O eixo central da exposição é mostrar a força e participação das mulheres nas Irmandades Seridoenses, ressaltando suas presenças desde o reinado, até as celebrações na dança e no batuque.

Irmandades Negras exibirá três módulos temáticos que estão intitulados, respectivamente, como As raízes: a Irmandade (é) negra, O tronco: Irmandade em movimento e Os ramos: a mulher negra é a Irmandade.

“O trabalho foi feito a muitas mãos. Contamos com uma equipe de curadoria, com membros da Irmandade de Jardim do Seridó, bem como consultas a participantes de todas as outras Irmandades da região. O historiador da equipe do MDS, eu mesma e mais a docente Julie Cavignac, do departamento de Antropologia da UFRN, compusemos os escritos do Catálogo que está muito rico e com diversas fotografias de profissionais do Seridó, do Rio Grande do Norte, de outras regiões do Brasil e internacional, como as imagens produzidas por Alejandro Escobar, da Colômbia”, relata a gestora do Museu do Seridó, Vanessa Spinosa.

A equipe do Museu do Seridó contará com ação educativa, com supervisão da educadora museal Cristiana Moreira do MCC, para acolher as escolas interessadas em mediações. Os grupos para visitação são de até 20 pessoas. Além disso, as visitações poderão ocorrer de forma livre nos horários e dias disponibilizados. A entrada é gratuita.

Datas e Locais:

27 de novembro a 20 de dezembro

Salão Nobre da Antiga Prefeitura de Caicó, Centro, Caicó.

Horário (segunda a sexta): 07h30 às 11h30/ 13h30 às 17h30

Informações: (84) 99229 - 6575 e secretaria.mds@ceres.ufrn.br