Buscar
  • Museu do Seridó UFRN

Negritude Potiguar: pensando histórias negras nos sertões

Em alusão ao mês da Consciência Negra, o Museu do Seridó (CERES/UFRN), o Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN) e o Laboratório de Educação Aplicada às Novas Tecnologias, Mídias Interativas e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/CERES/UFRN) em parceria com o Sesc Seridó (Projeto Aldeia Sesc) irá realizar o evento Negritude Potiguar: pensando histórias negras nos sertões.


A ação tem o objetivo de promover o debate e dar visibilidade sobre a produção intelectual e discutir sobre a situação atual da comunidade negra seridoense. No mês em que se estimula a reflexão sobre a Consciência Negra no país, o evento objetiva divulgar à comunidade o que se tem produzido no âmbito acadêmico, a partir do lançamento da Coleção “Negritude Potiguar” organizada por Geraldo Barboza de Oliveira Junior, e também se abrir para ouvir as demandas e autoavaliação que as Irmandades do Rosário no Seridó têm a fazer sobre suas trajetórias passadas e presentes.


O evento será realizado no edifício da antiga Prefeitura de Caicó, no centro histórico da cidade. A programação inclui uma roda de discussão com o II Encontro das Irmandades de Negros do Rosário do Seridó, seguido do lançamento e discussão sobre temas da coletânea a "Negritude Potiguar: pensando histórias negras nos sertões". A programação cultural contará com a visitação à exposição Devoções do Seridó: a tragédia como milagre e com a dança das Irmandades do Rosário do Seridó.



PROGRAMAÇÃO

Dia 28 de novembro de 2022

Local: Pátio interior da antiga prefeitura de Caicó


Roda de discussão: II Encontro das Irmandades dos Negros do Rosário do Seridó (Caicó, Jardim do Seridó e Serra Negra do Norte)

Local: Salão Nobre da Antiga Prefeitura de Caicó, vizinho à Igreja do Rosário

Horário: 18h


Pausa cultural: Exposição Devoções do Seridó: a tragédia como milagre


Roda de discussão lançamento do livro: Negritude Potiguar: pensando histórias negras nos sertões

Horário: 19h30


Atração cultural: Dança das Irmandades do Rosário do Seridó

Horário: 20h30



Informações:

(84) 99229 - 6575 e secretaria.mds@ceres.ufrn.br

Redes sociais: @mds.ufrn @historia.dos.sertoes @lenteufrn




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo