Buscar
  • Museu do Seridó UFRN

Museu do Seridó - Exposição “Devoções do Seridó: A tragédia como milagre”

O Museu do Seridó (MDS), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), localizado em Caicó/RN, e à Rede Universitária de Museus da UFRN (Rumus), realiza a primeira exposição presencial após mais de 10 anos. Com o tema “Devoções do Seridó: a tragédia como Milagre", a ação acontece entre os dias 21 de novembro a 15 de dezembro de 2022. A proposta expográfica foi contemplada pelo edital do projeto Aldeia Sesc e tem a parceria da Muzarte produções e da Cuó Produtora.


A exposição, que terá uma seleção imagética e audiovisual de demonstrações de fé a milagreiros ou milagreiras presentes em quatro cidades do Seridó potiguar, é fruto das pesquisas científicas do professor Lourival Andrade Junior, Cleidiane de Araújo Oliveira e Wesley Henrique de Moura Simão, todos docente e discentes do programa de pós-graduação em História dos Sertões, do Ceres/UFRN.


Segundo a curadoria, milagreiros são aqueles sujeitos que, de acordo com o grupo do qual faziam parte, passam a possuir poderes espirituais para a realização de milagres após sua morte. Tal título é geralmente concedido aos que sofreram mortes trágicas, como se, através de uma justificação divina, a vítima se tornasse uma intercessora e operadora de milagres.


O projeto exibirá três módulos temáticos que trarão as devoções das cidades de Florânia, Caicó, Jucurutu e São Vicente e estão intitulados, respectivamente, como “Seca, infância e milagre”, "Cemitério e Devoções" e "Crime e milagres''.


Segundo a gestora do MDS, professora Vanessa Spinosa, o trabalho integrado de discentes de várias áreas do conhecimento, mais o olhar especializado do museólogo Gildo dos Santos Junior – que voluntariamente se dedicou ao projeto expográfico –, e a inclusão de um tema científico de uma pós-graduação da própria UFRN, demonstra o quanto podemos ser potentes enquanto unidade museal para a região. “É ensino, pesquisa e extensão em plena atividade, a partir de uma exposição”, completa.


A equipe do Museu do Seridó contará com ação educativa para acolher as escolas interessadas e fará mediação para grupos de até 20 pessoas. Vanessa afirma que a reativação das ações presenciais, sobretudo a partir das ações educativas, será mais um passo para que a comunidade fortaleça o projeto de reforma e revitalização do Museu do Seridó.


Cada visitante poderá participar indo de forma livre nos horários e dias disponibilizados, bem como os grupos poderão agendar suas visitas. A entrada é gratuita.



Datas e Locais:

21 a 30 de Novembro de 2022 (Salão Nobre - Antigo Prédio da Prefeitura de Caicó)

01 a 15 de Dezembro de 2022 (CERES/UFRN)

Horário (segunda a sexta): 08h às 11h30/ 14h às 17h30

Informações: (84) 99229 - 6575 e museudoserido.ufrn@gmail.com





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo