top of page
_MG_5936.jpg

Seca, infância e milagre

Durante muitos séculos, crianças não eram vistas como sujeitos que precisavam dos cuidados que hoje lhes são devidos. Tal constatação, aliada a negligência do Estado e as condições de vida nos sertões nordestinos teve como resultado uma série de tragédias envolvendo a mortalidade infantil. Seja pelo fenômeno da seca, que também apresenta um caráter político, ou pela falta de políticas para o auxílio no cuidado com as crianças, o número de mortes nessa faixa etária se multiplicou por grande parte do século XX. É um cenário que pode sugerir uma relação com o surgimento de tantas devoções a crianças, ou ‘anjinhos’, como são popularmente chamados.

1. Pintura representando a tragédia e a sublimação dos anjinhos_Foto Állan Matson.jpg
Asset card.png

Anjinhos queimados

Segundo as narrativas, os pais das crianças se ausentaram deixando-as em casa. Então, uma faísca do fogão a lenha subiu no teto de palhas e logo se alastrou, vitimando as crianças.

3. Milagres_Állan Matson.jpg
Asset card_edited.png

A Santa Menina

As narrativas sobre a Santa Menina dizem que ela foi uma criança retirante que, durante um período de seca em fuga da miséria, se perdeu da família ao tentar encontrar uma fruta de cardeiro para saciar sua fome

Capa.jpg

Apresentação

capa cemiterio e devoçoes.jpg

Cemitério e Devoções

bottom of page